O Seguro de Crédito Interno é uma modalidade de seguro que tem por objetivo ressarcir o SEGURADO (credor), nas operações de crédito realizadas com clientes domiciliados no país e também no exterior, das Perdas Líquidas Definitivas causadas por devedor insolvente.
Seguro de Crédito Doméstico
- Cobertura para vendas no mercado interno.
- ndenização de perdas decorrentes de inadimplência do comprador por atraso de pagamento ou insolvência.
Seguro de Crédito à Exportação
- Cobertura para vendas no mercado externo.
- Risco comercial e político, inconvertibilidade de moedas e moratória declarada
“Riscos Políticos” garantem os investimentos e projetos realizados no exterior contra os riscos de nacionalização, confisco e inconversibilidade de moedas.
Esse tipo de cobertura garante ao investidor brasileiro que seus investimentos feitos no exterior estejam cobertos contra os principais “Riscos Políticos”:
- Danos causados por violência (guerra civil ou mesmo tumultos causados por protestos);
- Impossibilidade de transferir recursos para a sede;
- Expropriação de ativos da empresa sem a compensação adequada;
- Quebra de contrato entre governo e empresa privada;
- Descumprimento de garantia soberana, quando um governo não honra garantias claras dadas em determinados projetos, normalmente aplicados em países com alto grau de risco.
Além das empresas brasileiras terem a opção de cobrir os seus ativos físicos, como por exemplo, plantas industriais, equipamentos de mineração, construções, projetos de infraestruturas, etc; também é possível cobrir perdas e danos causados pelo cancelamento de contratos assinados com governos estrangeiros.